Atenção: Não exigimos nenhum depósito ou pagamento para análise ou liberação de crédito.
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Quem está em análise no auxílio emergencial?

Quem está em análise no auxílio emergencial?

Compartilhe esse post:

Escute a notícia.

Ative a leitura do texto

Análise do auxílio emergencial consiste em verificar se os critérios de recebimento estão sendo cumpridos pelos solicitantes

O presidente da Caixa Econômica Federal (CEF) afirmou na última quinta-feira (18) que cerca de 2,7 milhões de pedidos do auxílio emergencial seguem em análise. Deste total:

  • 1,5 milhão de pedidos têm a análise feita pela primeira vez;
  • 1,2 milhão de pedidos tiveram o benefício negado, e passam pela reanálise;

Somado a isso, os solicitantes que já tiveram a aprovação do auxílio emergencial também passam por reanálise. Apesar do recebimento de uma ou mais parcelas, o benefício pode ser cancelado se o cidadão deixar de cumprir os requisitos de recebimento.

Ainda não há datas definidas para a entrega das análises e reanálises. Isto preocupa os brasileiros, pois o prazo final de solicitação se aproxima. De acordo com a Lei nº 13.982/2020 que definiu as regras do auxílio emergencial, os pedidos podem ser feitos pelo aplicativo da Caixa até o próximo dia 2 de julho.

Veja também – A 2ª parcela do auxílio emergencial foi cancelada, e agora?

Por que meu pedido está em análise?

A análise dos pedidos do auxílio emergencial não são feitas pela Caixa, e sim pela Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev). Ou seja:

  • a Dataprev é responsável pela análise dos dados que resulta em pedido aprovado, não aprovado ou dados inconclusivos;
  • a Caixa é responsável pelos pagamentos em conta corrente da Caixa, do Banco do Brasil, ou pela Poupança Social Digital do aplicativo Caixa TEM;

O trabalho da Dataprev é cruzar os dados informados pelo solicitante com o banco de dados do governo, que inclui as informações dos Ministério do Trabalho e da Economia.

Deste modo, existe uma verificação da concessão do direito ao cidadão. Ressalta-se que o auxílio emergencial é liberado sob o cumprimento de requisitos, que incluem a situação atual da carteira de trabalho, a renda familiar (moradores da mesma residência), dentre outros.

O cumprimento desse requisito deve ser feito durante todo o período de pagamento das parcelas. E não somente no ato da aprovação do pedido.

Veja também – Como saber o motivo de ter o auxílio emergencial negado?

Quem ainda está em análise no auxílio emergencial pode ser aprovado?

Sim. Quando o status do pedido consta em análise, o pedido pode ou não ser aprovado. Não é garantido que haverá aprovação, mas também não significa a negativa do pedido.

Por que a análise do auxílio emergencial demora tanto?

Além dos problemas iniciais de execução, o sistema da Dataprev sofre atualizações constantes. Somado a isso, a empresa também é responsável pela reanálise dos pedidos que já receberam uma ou mais parcelas de R$ 600.

O processo é demorado pois é uma quantidade massiva de dados sendo analisados. E a criação desta análise não foi planejada. Foi uma medida criada com urgência para atender a demanda econômica em meio à pandemia do coronavírus.

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

Tem prazo para receber o auxílio emergencial?

A data limite para pedir o benefício é 2 de julho de 2020, mas não existem datas finais de pagamento do benefício. Isto significa que todos os pedidos feitos pela primeira vez até o dia 2 serão analisados. E os cidadãos que forem aprovados nesses pedidos receberão uma ou mais parcelas de R$ 600.

O governo ainda não divulgou informações referentes às contestações feitas após este prazo.

Por que não consigo receber o auxílio emergencial?

Os principais motivos para não receber o auxílio emergencial são:

Ficou com mais alguma dúvida sobre a terceira parcela do auxílio emergencial? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Pessoa falecida deve estar inclusa no Imposto de Renda?

Entenda como funciona o preenchimento da declaração do Imposto de Renda em caso de contribuinte ou membro da família falecido.

Ler artigo completo

0 respostas para “Quem está em análise no auxílio emergencial?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasSimule seu empréstimoMais ValorViaCerta – BankingSuhai – seu veículo protegidoMinuto Seguros – protegendo o seu autoKlubi – Consórcio OnlineKoin – Pague parcelado as suas comprasGalleria Bank – Empréstimo com garantia de imóvelFlow – Empréstimo com garantia de imóvelRegularizzando – Refinanciamento de ImóvelZapay – Refinanciamento de Veículo OnlineSmpCred – Empréstimo Pessoal OnlineCP Assessoria – Refinanciamento de Imóvel OnlineConsiga EmpréstimosCompare em Casa – SegurosZili Cred – Refinanciamento de Imóvel OnlineC6 Bank – Empréstimo Consignado e Cartão de créditoFacio – Empréstimo Pessoal OnlineTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoTermos e condições de usoEmpréstimo Pessoal OnlineMy Place Office_heMy Place Office_refinMy Place OfficeTermos e condições de usoRevenda de ConsórciosZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúde