FinanzeroBlogCrédito

O que fazer quando não consegue pagar um financiamento?

O que fazer quando não consegue pagar um financiamento?

Compartilhe esse post:

Você sabe quais atitudes tomar quando não conseguir pagar o financiamento de veículo? Veja nossas dicas e saiba como se precaver.

O financiamento de veículo é uma das principais formas utilizadas pelos consumidores para ter acesso a um carro novo.

O processo consiste em pagar uma entrada e financiar o valor restante em parcelas através de um banco. Mas a questão é que muitas pessoas têm dúvidas sobre o que acontece em caso de inadimplência.

Nesse post vamos mostrar quais atitudes precisam ser tomadas por aqueles que não conseguem pagar o financiamento de veículo. Acompanhe:

Por que não consigo financiar um imóvel?

Como funciona o financiamento de automóvel?

O financiamento veicular pode ser feito por bancos privados ou públicos. Os automóveis podem ser novos ou usados, de acordo com a necessidade e desejo do consumidor.

Basicamente, o solicitante pega o dinheiro com o banco para a compra do veículo e depois o devolve em prestações, sinalizadas em contrato.

É importante ressaltar que as parcelas precisam caber no orçamento do consumidor, pois isso evita maiores dificuldades na hora de pagar o financiamento de veículo.

O comprador pode entrar em contato diretamente com o banco, sem a necessidade de ser intermediado por uma concessionária.

Dinheiro esquecido PIS/PASEP: quem pode sacar?

O que acontece se eu não conseguir pagar o financiamento de veículo?

Como citamos, é importante que o consumidor faça parcelas que caibam no seu orçamento. Esse tipo de atitude ajuda a evitar problemas com inadimplência. Mas imprevistos podem ocorrer, por isso é essencial saber o que acontece em caso de não pagamento.

Quando o cliente não consegue pagar as prestações do bem adquirido, o banco pode entrar com ação de execução da dívida ou com ação de busca e apreensão do veículo.

Para que a busca e apreensão seja executada é necessário que a instituição financeira comprove a dívida do consumidor. Isso deve ser feito através de carta registrada expedida pelo Cartório de Títulos e Documentos ou por meio de protesto da dívida.

Quanto tempo demora para desbloquear o Auxílio Brasil?

Quais ações praticar se não conseguir pagar o financiamento de veículo?

Caso você esteja com dificuldades para pagar o financiamento de veículo, existem algumas ações que podem contribuir para que não perca o bem alienado. Veja:

Faça renegociação

Uma alternativa interessante é fazer a renegociação da dívida. Para isso é preciso entrar em contato com a instituição financeira.

A questão é que o consumidor precisa ter em mente que, ao renegociar a dívida, ela não será reduzida. A verdade é que o valor final será maior, porém as parcelas ficam mais baixas e isso pode facilitar o pagamento.

O guia completo de financiamento no Brasil

Transferir o financiamento

Se você perceber que não conseguirá pagar o financiamento de veículo, opte por passá-lo a outra pessoa. Essa opção só está disponível para quem não tem nenhuma parcela em atraso ainda.

Para este processo é preciso ir até a instituição financeira para que ela avalie se o novo comprador pode receber essa transferência.

Troque o veículo

Outra possibilidade é trocar o veículo por um mais barato. Essa opção é boa para quem utiliza o veículo como uma necessidade de transporte.

Com a diferença de um veículo do outro, o consumidor pode abater a dívida que ficou. Mas é importante saber que pode haver perda de valor de um para o outro.

Folha de pagamento: o que deve constar no documento?

Refinanciar o veículo

Também conhecido como empréstimo com garantia, o refinanciamento é uma modalidade de crédito em que o consumidor utiliza o bem como garantia de pagamento, inclusive se estiver alienado. Dessa forma, o proprietário pode refinanciar o próprio veículo que possui o financiamento ativo e utilizar a quantia obtida para pagar o valor total ou parcial devido.

Essa opção, entretanto, deve ser considerada somente se o consumidor tiver certeza de que conseguirá arcar com as parcelas do refinanciamento, pois apesar de serem consideradas baixas, quando não planejada, a operação pode impactar negativamente no orçamento.

Vender o bem alienado

Se nenhuma das opções mencionadas se tornar viável e o consumidor não quiser que a dívida aumente, há a possibilidade de vender o bem alienado através do Interveniente Quitante. Neste caso, é preciso encontrar uma pessoa interessada em adquirir o bem, que deverá escolher uma instituição financeira de sua preferência para financiar o bem.

A partir daí, a instituição escolhida quitará a dívida atual com a instituição anterior, desvinculando o débito do proprietário inicial. O comprador, então, pagará pelo valor do item para a nova instituição financeira. Na prática, é como uma transferência de dívida, em que altera-se o pagador e, também, o credor.

Você tem mais alguma dúvida o que fazer quando não consegue pagar o financiamento de veículo? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Próximo artigo

Negativado pode pedir empréstimo na conta de luz?

Veja como funciona o empréstimo na conta de luz para pessoas negativadas, como solicitá-lo e o que acontece se não pagar as parcelas.

Ler artigo completo

0 respostas para “O que fazer quando não consegue pagar um financiamento?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosCredistar: Empréstimo Pessoal OnlineWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal Online
Solicite seu empréstimo