FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Posso sacar o FGTS de um familiar falecido?

Posso sacar o FGTS de um familiar falecido?

Compartilhe esse post:

Muitos herdeiros têm dúvidas se têm direito a efetuarem o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de um familiar que faleceu. Confira abaixo.

Primeiro, é importante entender que o FGTS é um benefício pago apenas em determinadas situações a todos aqueles que exercem suas atividades laborais sob o regime Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Acontece que em caso de falecimento, os herdeiros passam a ter direito a quantia que está nas contas do FGTS. Para ter acesso, basta apenas ter um documento legal que prove a hereditariedade, além do restante da documentação necessária.

O herdeiro pode realizar o saque do FGTS de um familiar falecido de duas maneiras, virtualmente ou presencialmente, veja abaixo o passo a passo do processo de ambas as maneiras.

Caixa libera saque duplo do FGTS no mês de outubro. Veja quem pode sacar

Qual a ordem de prioridades?

A ordem de prioridades para saque do FGTS de um familiar falecido é a seguinte:

  • Cônjuge ou companheiro(a) em união estável;
  • Filho não emancipado menor de 21 anos de idade ou deficiente;
  • Pais;
  • Irmão não emancipado menor de 21 anos de idade ou deficiente.

Esta é a ordem obrigatória e deve ser seguida. Caso não haja o primeiro grupo, os que tem direito são os próximos da lista e assim sucessivamente.

Quem pode fazer saque extraordinário do FGTS até dezembro

Como sacar o FGTS de um familiar falecido?

Como dito anteriormente, o saque pode ser feito de maneira virtual, pelo aplicativo do FGTS ou presencial, indo até uma agência da Caixa.

App FGTS

Para realizar a operação pelo app, basta seguir os passos:

  • Logar no app;
  • Selecionar a opção “Meus Saques”;
  • Selecionar a opção “Outras Situações de Saques”;
  • Clicar em “Falecimento do Trabalhador”;
  • Clicar em “Solicitar Saque FGTS” após enviar os documentos requeridos;
  • Informar o nome do trabalhador falecido, CPF e PIS/PASEP;
  • Clicar em “Confirmar”.

Pronto! O processo é bem simples e fácil.

Agência Caixa

Aqueles que preferirem podem realizar o saque de maneira presencial e para isso, basta ir até uma agência da Caixa, informar o acontecido e fazer a solicitação.

Posso perder a moto se atrasar a parcela do empréstimo com garantia?

Quais os documentos necessários?

O herdeiro precisa ter em mãos os documentos do titular da conta, como CNH ou RG, CPF e uma declaração de dependentes que deve estar firmada por um instituto de Previdência Social.

A comprovação do grau de parentesco e de hereditariedade, além da comprovação da dependência também devem estar em mãos para que seja possível realizar o saque.

Desisti do saque aniversário e fui demitido, posso ter o FGTS?

Deve haver saldo na conta para a realização do saque?

Sim, este é um ponto importante a ser destacado. Para que seja possível que os herdeiros consigam sacar o FGTS de um familiar falecido, este, devia ter saldo disponível em suas contas do fundo de garantia. Caso não haja saldo, não há quaisquer valores para sacar.

Desempregados e domésticas têm direito ao FGTS extraordinário?

Como saber o saldo existente na conta do familiar falecido?

Para saber qual o saldo disponível na conta do familiar falecido, basta que o herdeiro realize uma consulta pelo app do FGTS. Para isso, porém, é necessário saber os dados de acesso do falecido beneficiário.

Lucro do FGTS: quanto cada trabalhador vai receber?

Ficou com mais alguma dúvida se é possível sacar o FGTS de um familiar falecido ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Perguntas frequentes sobre a FinanZero

Como solicitar o empréstimo pessoal online com a FinanZero?

Para solicitar o empréstimo pessoal, ou crédito pessoal, acesse o site da FinanZero e siga o passo a passo:

  1. Escolha o valor desejado no formulário, ao mexer a flecha entre R$ 40 mil e R$ 1 milhão;
  2. Indique o número de parcelas desejadas;
  3. Clique em avançar;
  4. Insira os dados pessoais;
  5. Finalize o cadastro;

E pronto! Em até cinco minutos podem aparecer as ofertas pré-aprovadas na tela do seu celular ou computador. Caso seu pedido seja aprovado, o dinheiro cai na conta em até 48 horas úteis! Vale lembrar que a FinanZero ou suas parceiras nunca fazem qualquer tipo de cobrança antecipada para liberação de crédito. Isso é válido para todos os seus canais de atendimento!

Em quantas vezes posso pagar pelo empréstimo online da FinanZero?

O prazo de pagamento do empréstimo pessoal varia de acordo com cada parceiro, no entanto, a condição geral oferecida pela FinanZero é de pagamento entre 6 e 24 meses, levando em consideração a média dos mais de 50 parceiros.

Vale ressaltar que para definir o prazo de pagamento, bem como o valor do crédito e a taxa de juros, as instituições financeiras realizam uma análise de crédito, procedimento que tem o objetivo de conhecer melhor o cliente e é regulamentado pelo Banco Central.

Dessa forma, as condições oferecidas em nosso site funcionam como uma média, que levam em consideração todo o nosso leque de parcerias.

Meu pedido de empréstimo não foi aprovado. O que houve?

Normalmente, os pedidos de empréstimo pessoal são reprovados um dos três motivos que serão explicados a seguir:

1) Análise de crédito: a análise é feita pelas instituições financeiras para determinarem as taxas de juros, valor que será emprestado, o tempo para quitar o empréstimo e entre outras questões que são relevantes para a aprovação do crédito desejado. Do ponto de vista dessas instituições, o cálculo das taxas de juros varia de acordo com o risco x retorno dos clientes a quem atenderão.

Para mensurar esse risco x retorno dos perfis, alguns dados são mensurados como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Nível de instrução;
  • Profissão;
  • Quantidade de dependentes;
  • Renda;
  • Histórico de residência;
  • Bens imóveis;
  • Quantidade de veículos, quitados ou não;
  • Cartões de crédito;
  • Histórico de pagamento;

Por meio da análise desses dados as instituições calculam o risco de inadimplência dos clientes, e com base nesse risco as condições do empréstimo são definidas. Cada instituição possui um método de avaliação das questões mencionadas.

2) Score: o score é uma pontuação de crédito que pode variar de 0 a 1000 e é calculado pelas empresas de proteção ao crédito. Ao analisar o score do cliente, a instituição financeira deseja saber qual o risco de inadimplência apresentado, ou seja, quais são as chances do cliente não conseguir pagar a dívida gerada.
Todo o histórico de pagamento é analisado pela instituição financeira e a pontuação se dá da seguinte forma:

  1. Até 300 pontos, alto risco de inadimplência;
  2. De 300 a 700 pontos, médio risco de inadimplência;
  3. Acima de 700 pontos, baixo risco de inadimplência;

3) Outras linhas de crédito: ter um financiamento no nome ou outra linha de crédito já contratada, de modo que mais um empréstimo comprometa mais de 30% da sua renda pode ser um fator que leva à reprovação.

Para mais informações, confira o post do blog “Por que meu empréstimo não foi aprovado?“.

O que é empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal, também conhecido como crédito pessoal, é uma linha de crédito direcionada para a pessoa física, maior de 18 anos, que possua uma necessidade financeira de menor quantia e maior rapidez de liberação do dinheiro. Não há a necessidade de deixar um bem como garantia do crédito, tornando essa modalidade menos burocrática na comparação com o refinanciamento.

Para mais informações, confira o post do blog “O que é empréstimo pessoal?“.

O que é necessário para fazer um pedido de empréstimo pessoal online?

Para solicitar um empréstimo pessoal existem quatro requisitos:

  1. Ser maior de 18 anos;
  2. Ter conta bancária, todas as contas são válidas com exceção da conta salário;
  3. Apresentar comprovante de renda, como holerite, extrato bancário, imposto de renda ou pró-labore;

Para mais informações, confira o post do blog “Como fazer empréstimo pessoal online?“.

Próximo artigo

Uber anuncia empréstimo para motoristas; saiba mais

Empréstimo para motoristas e entregadores: Uber lança linha de crédito para parceiros da plataforma. Veja os detalhes desse assunto.

Ler artigo completo

0 respostas para “Posso sacar o FGTS de um familiar falecido?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo