Como antecipar o saque-aniversário do FGTS?
Índice de conteúdo
Saque-aniversário: taxas de juros, o funcionamento, tempo para ter o dinheiro e demais questões sobre a antecipação do benefício
De acordo com dados do Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), a principal razão dos pedidos na fintech tem como objetivo quitar dívidas em aberto. Somado a isso, nota-se que os solicitantes possuem renda média de até 2 salários mínimos e pedem créditos de R$6 mil.
A antecipação do saque-aniversário pode ser uma opção de empréstimo para quem deseja acabar com as dívidas. Para adquirir esse crédito o indivíduo deve optar por retirar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) uma vez ao ano e simular o empréstimo com os bancos que o oferecem. Confira mais informações sobre a antecipação do saque-aniversário a seguir.
Na FinanZero você recebe até 10 ofertas pré-provadas de empréstimo do FGTS, acesse o site e confira!
Como funciona a antecipação do saque-aniversário?
O saque-aniversário é uma modalidade do FGTS que permite a retirada do benefício uma única vez ao ano. Os cidadãos que a utilizam podem solicitar sua antecipação e essa ação é uma modalidade de crédito conhecida como empréstimo do FGTS. Ao aderir ao empréstimo, o cidadão pode receber as parcelas do seu benefício de forma antecipada.
Após receber as parcelas antecipadas, a conta do solicitante é bloqueada e o banco recebe o valor descontado uma vez ao ano até que o crédito seja quitado. Então, o valor do FGTS será utilizado como forma de pagamento automaticamente. Ao finalizar o pagamento, a conta é liberada em um período de 7 dias úteis e pode ser usada normalmente, recebendo o benefício ainda de forma anual.
Como funciona o empréstimo do FGTS?
Quem pode antecipar o saque-aniversário?
O saque-aniversário pode ser solicitado aos indivíduos que recebem o FGTS, benefício pago de acordo com o salário do trabalhador a fim de ser um amparo em momentos de demissão sem justa causa. Contudo, só podem aderir ao empréstimo aqueles que utilizam o saque-aniversário como opção de retirada do benefício.
Isso porque, a modalidade permite que o dinheiro seja sacado uma vez ao ano, diferente da opção de rescisão. O depósito do valor de forma anual é importante para que o pagamento do empréstimo seja feito de forma automática. Dessa forma, se o indivíduo recebe o FGTS na modalidade de saque-aniversário e possui dinheiro suficiente para o empréstimo, a opção pode ser solicitada.
Como funciona o empréstimo com FGTS como garantia?
Qual o melhor banco para fazer antecipação do saque-aniversário?
Como mencionado, muitos são os bancos que oferecem a modalidade de crédito e por isso a escolha entre eles pode ser difícil. Em cada banco o indivíduo vai encontrar propostas distintas, com taxas de juros maiores ou menores e com diferentes quantias a serem emprestadas.
Dessa maneira, o melhor banco será aquele que oferece as melhores condições sobre o empréstimo do FGTS. O indivíduo deve se lembrar que o crédito é uma possibilidade de pagar dívidas, reformar a casa ou viajar e por isso é recomendado quando não eleva a divida existente, sendo utilizado como um amparo a saúde financeira.
Como fazer o empréstimo com antecipação do saque-aniversário do FGTS?
Quais são os juros da antecipação do saque-aniversário?
As taxas de juros o custo para obter aquele valor emprestado e por isso são cobradas em todas as operações de crédito, como nos pedidos de empréstimos. A antecipação do saque-aniversário também conta com taxas de juros, porém elas são menores, já que os créditos que possuem garantia de que o valor será pago aos bancos apresentam juros mais baixos.
No caso da antecipação do saque-aniversário, as parcelas são descontadas da conta do FGTS do solicitante, o que garante que o valor seja pago da forma correta. O mesmo acontece em refinanciamentos de imóveis e veículos, já que as instituições correm menos risco de não serem pagas.
As condições de empréstimos variam e por isso as taxas de juros também podem ser distintas dependendo da instituição. A Caixa Econômica, por exemplo, apresenta taxas a partir de 1,49% para a antecipação do saque aniversário, o recomendado é que o solicitante busque por demais bancos e opte por aquele que apresentar a menor taxa de juros para ele.
Quem antecipou o saque-aniversário tem direito a multa rescisória?
Vale a pena antecipar o saque-aniversário?
Entre as vantagens da antecipação do saque-aniversário podemos citar as taxas de juros que, mesmo ainda sendo cobradas, são mais baixas pela garantia do pagamento das parcelas. Para essa modalidade o processo de aquisição é mais rápido, já que a única preocupação do banco é saber se o cidadão terá ainda condições de pagar pelo valor, levando em consideração o valor depositado em sua conta do FGTS e a quantia solicitada.
Além disso, o pagamento é feito de forma automática por uma conta que não é utilizada pelo indivíduo. Isso significa que o valor pago não sai diretamente de sua conta corrente ou salário, eliminando as chances de ter a saúde financeira prejudicada. Então, podemos listar as seguintes vantagens do empréstimo do FGTS:
- Taxas de juros mais baixas;
- Processo de análise de crédito mais rápido;
- Pagamento não sai da conta corrente ou do salário do indivíduo;
Como fazer empréstimo do FGTS pelo aplicativo?
Quem não tem conta na Caixa pode antecipar o saque-aniversário?
Sim, a antecipação do saque-aniversário pode ser feita em outras instituições, além da Caixa Econômica. Para isso, basta que o indivíduo entre em contato com um banco que oferece a modalidade e solicite uma simulação, assim serão apresentadas as propostas do empréstimo e então ele poderá optar pelo processo de aquisição ou não do crédito.
É vantajoso optar pelo saque aniversário?
Como calcular o empréstimo do saque-aniversário?
Quais bancos estão antecipando o saque-aniversário?
A opção de crédito vem sendo oferecida por muitas instituições financeiras, das quais podemos citar:
- Banco do Brasil;
- Caixa Econômica Federal;
- Itaú Unibanco;
- Pan;
- BMG;
- C6 Consignado;
- Sicredi;
- Daycoval;
- Inbursa;
- Banco Mercantil do Brasil;
- Facta Financeira;
Como é pago o empréstimo do saque-aniversário?
Negativados podem antecipar o saque-aniversário?
Cidadãos com restrições no nome ainda podem solicitar a antecipação do empréstimo do saque-aniversário, desde que a dívida não esteja associada a operações financeiras, como empréstimos e financiamentos. Então, se o nome negativado do indivíduo não for pelas razões citadas o crédito pode ser adquirido.
Se eu for demitido, o que acontece com o empréstimo do FGTS?
Quantas vezes posso solicitar a antecipação do saque-aniversário?
A antecipação do saque-aniversário pode ser solicitada quantas vezes o indivíduo desejar, desde que não esteja ainda pagamento pelo empréstimo. Então, se a quantia disponível já estiver sendo utilizada como forma de pagamento não será possível antecipar o saque novamente. Dessa maneira, a opção de crédito pode ser utilizada desde que o empréstimo já tenha sido totalmente pago e a conta do cidadão com o benefício esteja liberada.
Quanto tempo demora para cair antecipação saque aniversário?
Segundo a Caixa Econômica, o cidadão que optar pela modalidade de crédito, na instituição, poderá receber o valor desejado em até 24 horas, sendo esse o tempo médio de depósito. Porém, cada banco que oferece a antecipação do saque-aniversário pode contar com diferentes condições de funcionamento. Por isso, o tempo de demora para cair a quantia solicitada pode variar de instituição para instituição.
Como aderir ao saque-aniversário FGTS pelo app?
Como calcular o empréstimo do saque-aniversário?
Saber o valor total de um empréstimo depende de diversos fatores, isso porque cada pedido apresenta condições diferentes, como:
- Quantia disponível na conta do FGTS;
- Valor do benefício depositado anualmente;
- Taxa de juros aplicada pelo banco credor;
- Demais taxas cobradas para a aquisição do empréstimo;
Por isso, para saber o valor exato do empréstimo é válido realizar uma simulação no banco que oferece a modalidade. Além disso, o solicitante pode fazer o mesmo em mais de uma instituição, assim consegue comparar as opções e escolher a melhor oferta para ele.
Como funciona o empréstimo do FGTS?
Qual valor preciso ter para antecipar o saque-aniversário?
O valor mínimo para a antecipação do saque-aniversário pode variar de acordo com as instituições que oferecem essa modalidade de empréstimo. A Caixa Econômica, por exemplo, exige um valor mínimo de R$500 para a aquisição do crédito e então essa é a menor quantia possível de ser solicitada na instituição.
Demais bancos podem exigir valores maiores ou menores do que o mencionado e por isso o solicitante deve entrar em contato com a instituição para verificar o valor mínimo. Existem opções de bancos que oferecem a antecipação do FGTS e por isso o indivíduo pode escolher aquele que melhor atende às suas necessidades, considerando o valor disponível em sua conta.
Como aumentar as chances do seu empréstimo ser aprovado?
Como antecipar o saque-aniversário do FGTS?
Para antecipar o saque-aniversário é preciso estar de acordo com as condições exigidas pela modalidade, são elas:
- Utilizar o saque-aniversário como opção de retirada do FGTS;
- Ter o valor solicitado no empréstimo disponível na conta;
- Não ter dívidas em aberto em empréstimos ou financiamentos;
Dito isso, o cidadão pode iniciar o processo de aquisição do saque-aniversário entrando em contato com o banco credor e seguindo suas instruções para o processo de liberação do empréstimo. A decisão sobre as condições e liberação da modalidade cabem a instituição que oferece a antecipação do saque-aniversário.
Qual o melhor banco para fazer antecipação do saque-aniversário?
Porque não consigo antecipar meu saque aniversário?
Para ter o empréstimo do FGTS liberado, o solicitante precisa ter um valor mínimo em sua conta, ativa ou não, para que o crédito possa ser liberado. A quantia necessária, encontrada na conta, depende da instituição financeira credora e o cidadão pode recorrer a outro banco, caso necessário. Além disso, o solicitante deve possuir uma conta corrente ou salário para que a antecipação do crédito seja aceita.
Estar com outras operações financeiras em atraso, como empréstimos ou financiamentos, também pode comprometer a aquisição do crédito do saque aniversário. Então, o recomendado é que o cidadão busque por outra alternativa como empréstimo pessoal, refinanciamento de veículo ou de imóvel. Uma outra opção é buscar antecipar o saque aniversário após o pagamento de dívidas em aberto.
Dessa maneira, podemos resumir os motivos da não aquisição da antecipação do saque-aniversário em:
- Valor disponível na conta abaixo do solicitado;
- Não ter conta poupança ou corrente;
- Estar com créditos em atraso;
Empréstimo com restrição no CPF: Como funciona?
E então, restou mais alguma dúvida sobre como antecipar o saque-aniversário do FGTS? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como antecipar o saque-aniversário do FGTS?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios