FinanzeroBlogCrédito

Empréstimo consignado assalariado: como funciona?

Empréstimo consignado assalariado: como funciona?

Atualizado em: Sexta-feira, 17/06/2022 às 16h02
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

O empréstimo consignado assalariado é voltado para os trabalhadores com vínculo empregatício com empresas privadas ou órgãos públicos.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), 50% dos pedidos de crédito realizados em março de 2022 foram feitos por trabalhadores em regime de contratação CLT, isso é, assalariados com carteira assinada. Além disso, do total de solicitações de empréstimos registradas na plataforma FinanZero, a principal causa é a quitação de dívidas, representando 31,5% .

Os pedidos de crédito para quitar dívidas ou realizar investimentos, por sua vez, podem ser solicitados através de diversas modalidades, como é o caso do empréstimo consignado assalariado, que explicaremos com mais detalhes a seguir.

Qual é a melhor forma de quitar um empréstimo consignado?

Quem trabalha com carteira assinada pode fazer empréstimo?

Sim, trabalhadores em regime de contratação CLT podem solicitar diversas modalidades de empréstimo, assim como acontece aos trabalhadores autônomos, funcionários públicos e Microempreendedores Individuais (MEIs), por exemplo. Inclusive, desde 2003 a Lei n°10.820 permite aos funcionários com carteira assinada a contratação do crédito consignado, disponibilizado, também, para os funcionários públicos, militares, aposentados e pensionistas do INSS.

Como funciona o empréstimo consignado para assalariado?

O empréstimo consignado para assalariado é voltado à pessoa física e conta com o desconto em folha. Portanto, após a concessão do dinheiro pela instituição financeira, o valor das parcelas é descontado diretamente da folha de pagamento do trabalhador, logo, não é necessário pagar mensalmente um boleto ou qualquer outro tipo de documento referente ao empréstimo.

Vale ressaltar que para solicitar o empréstimo consignado, a empresa que emprega o solicitante deve possuir convênio com a credora em questão. Dessa forma, o desconto das parcelas poderá ser vinculado corretamente ao salário após a assinatura do contrato.

Qual é a diferença entre profissional autônomo e liberal?

Quais as vantagens do empréstimo consignado para assalariado?

A principal vantagem do empréstimo consignado para assalariado é a taxa de juros que tende a ser mais baixa, quando comparada a modalidades como o empréstimo pessoal. Isso acontece porque, como dito anteriormente, as parcelas são descontadas automaticamente do salário, portanto, o risco de inadimplência é menor.

Além disso, as taxas são prefixadas, ou seja, não sofrem alterações ao longo do tempo de quitação. Portanto, o cliente tem conhecimento do valor que será pago durante todo o período, que pode ser de até 72 meses, já que a modalidade conta com prazo de pagamento estendido.

Outra vantagem do empréstimo consignado para assalariado é que o dinheiro pode ser utilizado para qualquer finalidade, sendo assim, o contratante não precisa prestar esclarecimentos quanto ao uso da quantia.

Quem pode fazer um empréstimo consignado assalariado?

O empréstimo consignado assalariado, como o próprio nome indica, pode ser solicitado por trabalhadores que possuem vínculo empregatício com uma empresa. Essa regra existe porque, conforme explicado, as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento, com isso, é preciso que o solicitante possua uma renda fixa, garantindo à instituição financeira que a dívida será paga.

Portanto, podem realizar o empréstimo consignado:

  • trabalhadores que atuam com carteira assinada;
  • servidores públicos, seja estadual, federal ou municipal.

O que é o informe de rendimentos?

Como fazer empréstimo consignado para assalariado?

No momento de solicitar um empréstimo consignado para assalariado, o primeiro passo é consultar se a empresa ou órgão empregador possui convênio com a instituição financeira escolhida. A partir daí, basta se dirigir até uma agência, realizar a simulação e, se gostar da proposta, entregar a documentação necessária e assinar o contrato.

Quem é funcionário privado pode, ainda, solicitar o crédito através da área de Recursos Humanos (RH) da empresa. Neste caso, a empregadora é responsável por realizar a mediação entre o funcionário e a instituição que concederá a quantia. Além disso, se o trabalhador for correntista na instituição escolhida, em alguns casos, há a possibilidade de realizar a solicitação de forma online.

Quais os documentos para pedir o empréstimo consignado assalariado?

De modo geral, o empréstimo consignado para assalariado é considerado menos burocrático, portanto, os documentos mais comuns são:

  • cópia de Documento de Identidade com foto, como RG ou CNH;
  • cópia do CPF;
  • cópia de comprovante de residência;
  • dados bancários para depósito do dinheiro.

Empréstimo consignado FGTS: como funciona?

Quanto posso conseguir de empréstimo sendo assalariado?

O valor concedido através do empréstimo para aposentado varia de acordo com o salário do trabalhador. Além disso, outro ponto que impacta na quantia liberada é a margem consignável, que estipula que os consumidores podem comprometer, no máximo, 30% da renda mensal bruta com operações de crédito.

Com isso, as parcelas a serem pagas devem caber no bolso do trabalhador e estarem de acordo com as regras da instituição, então, a credora realiza um cálculo para definir qual será o valor oferecido no empréstimo. Além disso, o trabalhador passa, também, por uma análise de crédito, que leva em consideração o histórico de pagamento e perfil do consumo do mesmo.

Já quem optar por outros tipos de empréstimo, como o empréstimo pessoal ou refinanciamento, por exemplo, estará sujeito às regras da modalidade.

É mais fácil conseguir empréstimo sendo assalariado?

Uma pessoa assalariada conta com mais vantagens ao solicitar um empréstimo, já que ao comprovar que possui renda fixa, as instituições financeiras tendem a oferecer condições de pagamentos diferenciadas, como taxas de juros mais baixas, limite de crédito maior e prazo de pagamento estendido. Apesar disso, as demais categorias de trabalhadores, como os autônomos, também podem obter ofertas vantajosas.

Como fazer crédito pessoal para assalariado?

Quem não pode solicitar empréstimo consignado para assalariado?

Conforme já mencionado, para obter o empréstimo consignado para assalariado é preciso possuir vínculo empregatício com uma empresa privada ou órgão público. Entretanto, há situações que não se encaixam nos critérios estipulados, como é o caso dos trabalhadores temporários e estagiários.

Trabalhadores temporários

Os trabalhadores temporários são aqueles contratados para atuar de forma temporária, como profissionais contratados por empresas privadas e servidores públicos em cargos provisórios. Em situações assim, o vínculo empregatício estabelecido é por um período determinado, logo, não há estabilidade financeira.

Estagiários

Pessoas que estão estagiando não são consideradas trabalhadoras com vínculo empregatício com o empregador, já que não atuam em regime de contratação CLT. Dessa forma, não é permitido solicitar o empréstimo consignado para assalariado, ainda que receba uma remuneração mensal fixa.

Como vai funcionar o saque duplo do FGTS?

Como fica o empréstimo consignado quando o funcionário é demitido?

Quando um trabalhador é demitido, mas possui parcelas do empréstimo a serem pagas, os valores podem ser cobrados diretamente da rescisão do trabalhador ou através de boletos bancários. O que define a forma de pagamento são as condições estabelecidas no contrato, assinado durante a solicitação do empréstimo. Sendo assim, se estipulado em contrato, as parcelas restantes do crédito poderão ser abatidas das verbas rescisórias, incluindo FGTS e aviso prévio.

Quanto de empréstimo pode descontar na rescisão?

O que impede um empréstimo consignado para o assalariado?

Cabe destacar que a instituição financeira pode negar o pedido de empréstimo consignado assalariado, ainda que o solicitante possua vínculo empregatício formal com uma empresa privada ou órgão público. Isso pode acontecer devido a diversos fatores, como explicamos a seguir.

Não possuir margem consignável

O Banco Central determina que o valor das parcelas do empréstimo não devem comprometer mais do que 30% da renda mensal do trabalhador. Assim, uma pessoa que recebe R$2 mil, por exemplo, poderá arcar com parcelas de, no máximo, R$600. Esse percentual, por sua vez, é chamado de margem consignável, e existe para evitar o superendividamento dos consumidores e “bloquear” operações de crédito consideradas prejudiciais à saúde financeira do mesmo.

Logo, se o solicitante não possuir margem consignável para a quantia solicitada, o pedido de empréstimo pode ser reprovado. Se isso acontecer, em alguns casos, há a possibilidade de diminuir o valor solicitado, de modo que as parcelas caibam no orçamento mensal.

Como fazer liberação da margem consignável?

Vínculo empregatício temporário

Como dito anteriormente, para obter o empréstimo consignado assalariado é necessário possuir renda fixa, desse modo, profissionais como estagiários, trabalhadores contratados temporariamente por empresas privadas e servidores públicos em cargos provisórios não têm direito à solicitação, já que os profissionais em questão não contam com a estabilidade financeira exigida pelas instituições.

Restrição na instituição financeira

Quando um consumidor deixa de pagar um serviço financeiro obtido em uma instituição, como empréstimo, fatura do cartão de crédito e afins, há a possibilidade da empresa reprovar solicitações futuras. Isso porque, ao verificar o histórico de pagamento, a instituição pode considerá-lo um mau pagador, com alto risco de inadimplência.

Possuir outros empréstimos ativos

Possuir outros empréstimos ativos, mesmo que de outras modalidades, pode impactar na análise de crédito feita pela instituição, já que há bancos e financeiras que restringem a concessão do crédito a consumidores que possuem outras operações de crédito vigentes. No entanto, é de suma importância reforçar que esse aspecto não é uma regra, ou seja, não significa que a solicitação será automaticamente reprovada, pois cada empresa conta com políticas internas específicas.

Pode pagar menos que o mínimo do cartão de crédito?

Negativados podem solicitar o empréstimo consignado para assalariado?

Não há regras específicas que restrinjam o acesso dos trabalhadores negativados ao empréstimo consignado assalariado, sendo assim, é possível realizar a solicitação normalmente do crédito. Entretanto, assim como acontece nas demais modalidades, a concessão está sujeita à análise de crédito, logo, o trabalhador negativado pode receber propostas e condições de pagamento diferentes de quem não possui restrição no CPF. Isso acontece porque pessoas negativadas são, comumente, consideradas consumidores com médio ou alto risco de inadimplência.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Pode pagar menos que o mínimo do cartão de crédito?

Qual é melhor atrasar o cartão de crédito ou pagar o mínimo?Pode […]

Ler artigo completo

respostas para “Empréstimo consignado assalariado: como funciona?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo