FinanzeroBlogImpostos

IPVA 2020: guia com tudo o que você precisa saber

IPVA 2020: guia com tudo o que você precisa saber

Compartilhe esse post:

A FinanZero compilou um guia para os cidadãos brasileiros tirarem todas as dúvidas sobre IPVA

O pagamento das alíquotas dos impostos do início do ano, o IPVA e IPTU, sempre deixa dúvidas entre os brasileiros. Por isso, a FinanZero respondeu às principais dúvidas do imposto do seu veículo. Veja abaixo:

O que é IPVA?

Já o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o famoso IPVA, está sendo cobrado a cerca de 30 anos. O objetivo é arrecadar dinheiro sobre os automóveis com idade de até 20 anos, independente de qual categoria estiver. A arrecadação é feita por cada estado, sendo que 50% do total arrecadado é destinado ao próprio estado. A outra parte pertence ao local onde o veículo foi registrado.

Para onde vai a arrecadação do IPVA?

O único objetivo do IPVA é arrecadar dinheiro, e esse imposto é cobrado apenas de veículos que circulam em terra. Ou seja, não compreende nenhum outro tipo, como barcos, lanchas, e etc.

Este imposto é cobrado anualmente, e não tem relação nenhuma com a situação das estradas, ou das ruas. Ele é apenas de uso fiscal.

Enquanto o valor recebido do IPTU é utilizado como recurso financeiro para o Governo. Mas também pode ser um meio para controlar os preços dos imóveis.

Caso o imóvel não tenha nenhum tipo de construção predial, então os donos do terreno deverão pagar apenas o chamado Imposto Territorial Urbano.

Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

O não pagamento do IPVA resulta em uma Notificação Fiscal. Isso significa que caso não ocorra o pagamento, o responsável pelo veículo poderá ser cobrado judicialmente.

Caso o condutor do veículo seja parado pela fiscalização policial, o veículo poderá ser apreendido já que o mesmo não está regularmente licenciado.

Ou seja, é sempre bom não deixar o pagamento atrasado para evitar problemas futuros.

No caso de não conseguir pagar o IPTU o proprietário do imóvel pode acabar perdendo a residência, ou seja nunca é uma boa opção não pagar este imposto. Porém nos casos de apenas estar com o IPTU atrasado, serão cobrados multas e juros sobre os valores, que poderão ser negociados e parcelados.

Vale mais a pena pagar o IPVA a vista ou parcelado?

O IPVA pode ser pago à vista ou em até três parcelas. Cada estado tem um valor diferente, sendo a alíquota de São Paulo a mais elevada.

Por outro lado, os que buscam o pagamento à vista acabam recebendo um desconto no valor total. Em São Paulo, por exemplo, o desconto é de 3% quando é feito o pagamento em uma única parcela.

Será que vale pegar um empréstimo para garantir o desconto?

Sem dúvidas pagar a vista sempre é o mais indicado. Visto que desta forma você tem acesso a um desconto no valor total do imposto.
Entretanto, solicitar um empréstimo é um passo muito importante que deve ser repensando e planejado. É uma ótima opção para quem tem grandes gastos no início do ano, pois desta maneira você consegue colocar as contas em dia e pagar parcelas que cabem no seu bolso.

Tem como pagar o IPVA online?

Caso o DETRAN de seu estado tenha uma  parceria com algum banco, você consegue os dados para pagamento diretamente de seu aplicativo bancário, ou até mesmo pelos terminais de auto atendimento. Para alguns bancos, o pagamento do IPVA estará na categoria “pagamentos”. Já em outros você consegue encontrar na opção “veículos”. Praticamente todos os estados brasileiros aceitam pagamentos online feitos através do aplicativo dos bancos:

  • Itaú Unibanco;
  • Banco do Brasil;
  • Bradesco;

Para outros bancos, é necessário consultar a Central de Atendimento de sua própria instituição financeira.

Como funciona o parcelamento do imposto?

Por ser um imposto estadual, as condições de pagamento do IPVA 2020 variam de estado para estado. Confira abaixo como pagar o IPVA de acordo com o seu estado:

Ficou com mais alguma dúvida sobre IPVA? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como fazer empréstimo pessoal online?

Veja como funciona o empréstimo pessoal online, quais são as regras para solicitá-lo, prazo de pagamento e outros detalhes da modalidade.

Ler artigo completo

0 respostas para “IPVA 2020: guia com tudo o que você precisa saber”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo