Como funciona o refinanciamento de imóvel e quem pode solicitar
Índice de conteúdo
O refinanciamento de imóvel é direcionado para os consumidores que precisam de uma quantia maior, mas não têm pressa em obter o dinheiro.
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos (IFE), janeiro de 2022 registrou aumento de 50% nas buscas por empréstimo com garantia de imóvel no Google, quando comparado ao mês anterior. Ainda conforme o levantamento, 36,11% dos entrevistados pretendiam solicitar um empréstimo para quitar dívidas.
O empréstimo com garantia de imóvel também é conhecido como refinanciamento de imóvel e home equity, e consiste, basicamente, na solicitação de um crédito a partir do oferecimento de uma propriedade como garantia de que a quantia tomada será devolvida à instituição financeira.
O que é refinanciamento de imóvel?
O que é e como funciona o refinanciamento de imóvel?
O refinanciamento de imóvel é uma das opções do empréstimo com garantia, que conta também com o refinanciamento de veículo e empréstimo com garantia de celular, por exemplo. Como citado inicialmente, é uma modalidade de crédito que utiliza a propriedade como garantia de pagamento, ou seja, o consumidor solicita uma determinada quantia emprestada e oferece o bem como forma de garantir que a dívida será quitada.
O dinheiro obtido através do refinanciamento de imóvel pode ser utilizado para diversas finalidades, inclusive, os valores costumam ser mais altos quando comparados a modalidades como o empréstimo pessoal. Isso porque, no refinanciamento de imóvel é possível obter um crédito de até 50% do valor do bem, aliado a taxas de juros mais baixas e prazo de pagamento estendido.
Por que meu refinanciamento de imóvel foi recusado?
O imóvel precisa estar quitado para refinanciar?
Quais imóveis podem ser refinanciados?
O refinanciamento de imóvel permite que diversos tipos de propriedades sejam utilizadas para a solicitação do crédito, entretanto, é preciso levar em consideração que cada instituição financeira possui suas próprias regras. Apesar disso, de modo geral, são aceitos:
- imóveis residenciais, como casas e apartamentos;
- salas e prédios comerciais e;
- terreno em área urbana, desde que esteja localizado em condomínio residencial.
Posso refinanciar um imóvel mais de uma vez?
Sim, é possível refinanciar o mesmo imóvel mais de uma vez, no entanto, a operação é permitida somente após o proprietário quitar o empréstimo anterior. Ou seja, não é permitido realizar um refinanciamento de imóvel, enquanto a concessão anterior ainda está em processo de pagamento.
Como funciona o refinanciamento de imóvel com troco?
Qual é a diferença entre financiamento e refinanciamento de imóvel?
A principal diferença entre financiamento e refinanciamento de imóvel é a finalidade do dinheiro obtido. Portanto, no financiamento o consumidor utiliza a quantia, unicamente, para adquirir um imóvel, que pode ser, inclusive, através de financiamentos do governo. No refinanciamento, por sua vez, o crédito não possui uma finalidade pré-estabelecida pela instituição, logo, pode ser utilizado para investir em um negócio, quitar dívidas ou pagar estudos, por exemplo.
Quantas vezes posso refinanciar o mesmo imóvel?
Quem pode solicitar o refinanciamento de imóvel?
O refinanciamento de imóvel exige que algumas regras sejam seguidas, sendo assim, é preciso ter a partir de 18 anos de idade, bem como é necessário possuir uma conta bancária. Vale ressaltar, no entanto, que não é aceita conta salário. Outro requisito é que o consumidor deve conseguir comprovar renda e, por fim, o imóvel oferecido para refinanciamento deve estar em seu nome.
Posso perder meu imóvel se eu atrasar a parcela do empréstimo com garantia?
O que precisa para refinanciar um imóvel?
A documentação para realizar o refinanciamento de imóvel é considerada um pouco mais burocrática. No entanto, é válido ressaltar que são de suma importância para a instituição, pois nela constam diversas informações necessárias para que o pedido seja analisado da forma correta e aprovado. Sendo assim, são solicitados os seguintes documentos:
- conta bancária para que o valor do empréstimo seja creditado, lembrando que não é válido conta salário;
- cópia de comprovante de renda, como holerite, extratos bancários dos últimos 90 dias, pró-labore ou Imposto de Renda;
- cópia do comprovante de residência, que deve estar no nome do solicitante do empréstimo;
- cópia de um documento de identificação, como Registro Geral (RG) ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- cópia da Certidão de Matrícula do Imóvel;
- cópia da Certidão Negativa de Tributos Imobiliários;
- cópia do Imposto sobre Território Urbano (IPTU).
É comum, também, que o solicitante tenha que enviar uma selfie com o documento de identificação em mãos. Esse processo existe para garantir que o pedido não seja feito por terceiros, acarretando em fraude.
O que é uma matrícula de imóvel?
O que é certidão de ônus reais?
Negativados podem solicitar o refinanciamento de imóvel?
Sim, consumidores negativados, isso é, que estão com o nome sujo, podem solicitar o refinanciamento de imóvel. Inclusive, essa é uma das modalidades de crédito mais indicadas para pessoas com restrição no CPF, pois ao oferecer um bem como garantia de pagamento, a instituição conta com maior segurança de que haverá o pagamento da quantia concedida.
Contudo, cabe reforçar que o consumidor passará por uma análise de crédito, sendo assim, apesar de contar com uma propriedade para oferecer como garantia de que a dívida será quitada, as instituições financeiras podem negar o pedido.
Refinanciamento de imóveis: autônomos podem fazer?
É possível fazer o refinanciamento de imóvel não quitado?
Sim, diversas instituições financeiras, inclusive parceiras da FinanZero, aceitam imóveis que ainda não foram quitados, ou seja, que o proprietário ainda está pagando o financiamento. Entretanto, comumente é exigido que, pelo menos, 50% do financiamento tenha sido pago.
Posso refinanciar meu apartamento?
Como fazer o refinanciamento de imóvel?
O refinanciamento de imóvel é uma modalidade direcionada para quem não tem urgência em conseguir o dinheiro, pois conta com um processo considerado mais burocrático, já que envolve a análise de crédito e jurídica e avaliação do imóvel.
Quais imóveis podem ser refinanciados?
Qual é a vantagem do refinanciamento de imóvel?
O refinanciamento de imóvel é uma modalidade considerada vantajosa, principalmente, para quem precisa de quantias maiores, pois como dito anteriormente, é possível obter crédito de até 50% do valor do bem, a depender do caso. Além disso:
- as taxas de juros são baixas, pois o risco de inadimplência é menor. Entre os parceiros da FinanZero, por exemplo, as taxas começam em 0,79% ao mês;
- prazo de pagamento estendido;
- o dinheiro pode ser utilizado da forma que o consumidor preferir.
O que é Home Equity e como funciona?
O que acontece se não pagar o refinanciamento de imóvel?
Quando o consumidor não realiza o pagamento das parcelas do refinanciamento, a instituição credora, isso é, quem concedeu o crédito, pode obter a posse do bem. Feito isso, a propriedade será leiloada e o dinheiro utilizado para quitar as parcelas restantes do empréstimo.
Além da perda do bem, o solicitante também terá o nome inscrito nos cadastros de proteção ao crédito, logo, ficará negativado. Esse cenário dificulta o acesso do consumidor inadimplente a outros serviços financeiros, como obtenção de cartão de crédito, financiamentos e outros empréstimos.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como funciona o refinanciamento de imóvel e quem pode solicitar”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios